segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

RESUMO: O professor Paulo Freire esclarece que não há docência sem discência: que ensinar não é apenas transferir o conhecimento, pois o ensino só é aprendizado, quando o aprendiz é capaz de recriar ou refazer o que aprendeu. Para ensinar certo é preciso pensar certo e uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiados certos de nossas certezas. Lembra que ao ser produzido, o conhecimento novo supera o de antes, que foi novo e se fez velho, e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Para ele ensinar, aprender e pesquisar lida com dois momentos do ciclo gnosiológico: o momento em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o momento em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. Ressalta ainda que não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. Ensinamos porque buscamos e porque indagamos; nos indagamos, educamos e somos educados. A escola deve respeitar os saberes construídos pelos alunos na prática comunitária, pois é preciso haver criticidade entre o saber feito de pura experiência e o saber resultante dos procedimentos metodicamente rigorosos. Quando o autor fala de estética e ética, especifica que somos seres históricos e sociais, que somos capazes de comparar, valorizar, intervir, escolher, decidir. Ao respeitar a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não é alheio à formação do educando. Freire diz que é preciso dar o exemplo; que é preciso uma prática testemunhal que confirme o que se diz em lugar de desdizê-lo. Que o novo não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, nem o velho recusado, apenas por ser velho. Para ele o velho que preserva sua validade continua novo, portanto, é preciso refletir sobre a prática. Reconhecer e assumir a identidade cultural.  Para ele, uma das tarefas mais importantes da prática educativo crítica é levar o educando à experiência de assumir-se como pessoa, consciente e responsável,

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