Meu Curso EaD no Instituto Federal
O curso foi muito relevante e bastante satisfatório. Transcrevo meu depoimento em uma das disciplinas do curso, que como todas as outras trouxe conteúdos úteis e necessários para o dia a dia na escola:
"[...] Estou compreendendo aos poucos esta proposta
e a disciplina Orientações Gerais cumpriu bem seu papel de contextualizar a
função do profissional da Educação, inserindo-o no processo, enquanto o prepara
para o exercício de suas atribuições. Os conteúdos são de fácil compreensão,
com linguagem acessível e não percebi contradições, mas algumas colocações
foram novidade, principalmente no tocante aos novos rumos educacionais. Devido
ao curso EJA, que trouxe muitos conteúdos úteis para esse curso e que me foi muito conclusivo ao buscar o ensino formal e superior, não
estou encontrando dificuldades no acompanhamento do raciocínio, nem dos
conceitos e conteúdos deste curso.
Algo que achei interessante foram os ícones e
“post it”, que chamam a atenção para as prioridades ou reforçam algo
importante. Gostei de perceber que ensinar as teorias, não é o objetivo
principal do profuncionário, mas sim que se percebam essas teorias no fazer
diário de cada um e que esse fazer se torne intencional, para que a diferença
seja real, tanto na formação do educando, quanto na valorização do funcionário;
aprimorando sua prática na percepção da teoria. Ou seja, teoria e prática como
criticas uma da outra.
A disciplina Informática Básica é muito
interessante, pois o conteúdo trouxe novos aprendizados e consolidou alguns.
Tive dificuldade com as planilhas, embora já tenha feito alguns cursos e no
último “Auxiliar Administrativo” do CEPED, aprendemos alguns conceitos básicos
do excel para a elaboração de planilhas, no entanto um dos exercícios incluiu
formatos que ainda não conhecia e precisei me desdobrar para resolver. Achei
legal, pois me esforcei e aprendi algumas coisas novas e percebi que ainda há
muito a aprender. Confesso que havia me acomodado com o que já sabia e achava
ser suficiente, mas ao tentar solucionar as questões propostas fiquei curiosa
com diversas novidades e formas de alinhamento, congelamento da célula e muitos
recursos e inserções novas.
A Tabela Dinâmica trouxe novas perspectivas
de aprendizado e muita vontade de aprender. Não estou trabalhando em secretaria
ainda e talvez não precisasse realmente desse aprofundamento no excel, mas
estou gostando muito de brincar com as planilhas e com os dados de alunos.
Estou aprendendo muitas coisas novas desde que fiz as planilhas para a tarefa e
sei que não é fácil, mas pretendo fazer o curso avançado para melhorar meu
desempenho.
A disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino
a distancia foi uma espécie de abre alas, um resumo do que esperar do curso a
distancia. Desde o início do curso percebi que havia um diferencial quanto aos
meus cursos presenciais e que haveria uma mudança de paradigmas. Achei que
deveria encarar esse curso apenas como uma introdução, mas percebi ao longo da
leitura da apostila, que era bem mais abrangente, que havia conceitos, técnicas
e um roteiro a seguir; as problemáticas e discussões foram inspiradoras. Estou
encarando esta disciplina como um elo, uma ponte entre o que precisamos obter;
um caminho para se chegar à proposta deste curso. Aqui aprendemos quais são e
como manejar as ferramentas do EaD.
Foi
interessante conhecer a história e a evolução do EaD e perceber que as
tecnologias são bem mais antigas do que imaginava e que elas estão tão
presentes no meu dia a dia. Foi bom saber que muitos cursos eram oferecidos
através do rádio antes da invenção da tv e do computador, isso tudo foi
novidade para mim.
Marshall Mc Luhan ao definir as ferramentas,
às coloca como se fossem uma extensão do ser humano e considera que ao
construí-las, o homem se torna parte delas, que acabam, de certo modo,
construindo o homem. O EaD traz o conteúdo e o professor apresenta questões,
vídeos, apostilas, etc, mas não recebemos algo pronto, construímos o
conhecimento através do que nos é disponibilizado e à medida que construímos o
conhecimento, vamos sendo construídos por ele.
Minhas principais dificuldades talvez sejam a
concentração e a memória, mas esse é um desafio que poderá ser vencido, com as
técnicas e métodos de concentração e memorização. Desconheço a rotina da
secretaria, mas estou inserida na vida escolar, desde que aderi aos projetos de
artes e ao curso de pedagogia. Não estou familiarizada com essas atribuições,
mas estou certa de que os conhecimentos e técnicas deste curso podem me inserir
nessa rotina e me capacitar para exercer bem as funções que me forem confiadas.
O EaD é imprescindível para a Educação, na inclusão
e capacitação do jovem e do adulto, mas a valorização desta realidade que é
novidade no brasil, já vem sendo praticada mundialmente há anos. Antes tarde do
que nunca!
O Direito realmente foi interessante, devido
o pouco conhecimento que temos de nossos direitos e aprendemos que o Direito
surge dos conflitos de interesses, de acordos e regras coercitivas que
harmonizam a vida em sociedade formando um conjunto de normas; o que
possibilita a socialização e o desenvolvimento dos valores morais, já que o indivíduo
ao obedecer a determinadas regras, precisa abrir mão de algum desejo ou
abandonar seus hábitos. O paradigma do ser socializável se perpetua na
obediência às leis, nas regras sociais e na boa convivência! O Estado é o
mediador. Na concepção social do Direito, interesses individuais e coletivos
estarão sempre em conflito e as normas, cada qual tem suas regras e
especificidades. As normas jurídicas se distinguem das demais regras sociais,
por serem coercitivas e passíveis de punição, enquanto outras são bem mais
flexíveis. [...]".
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