segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


Meu Curso EaD no Instituto Federal





O curso foi muito relevante e bastante satisfatório. Transcrevo meu depoimento em uma das disciplinas do curso, que como todas as outras trouxe conteúdos úteis e necessários para o dia a dia na escola:

"[...] Estou compreendendo aos poucos esta proposta e a disciplina Orientações Gerais cumpriu bem seu papel de contextualizar a função do profissional da Educação, inserindo-o no processo, enquanto o prepara para o exercício de suas atribuições. Os conteúdos são de fácil compreensão, com linguagem acessível e não percebi contradições, mas algumas colocações foram novidade, principalmente no tocante aos novos rumos educacionais. Devido ao curso EJA, que trouxe muitos conteúdos úteis para esse curso e que me foi muito conclusivo ao buscar o ensino formal e superior, não estou encontrando dificuldades no acompanhamento do raciocínio, nem dos conceitos e conteúdos deste curso.
Algo que achei interessante foram os ícones e “post it”, que chamam a atenção para as prioridades ou reforçam algo importante. Gostei de perceber que ensinar as teorias, não é o objetivo principal do profuncionário, mas sim que se percebam essas teorias no fazer diário de cada um e que esse fazer se torne intencional, para que a diferença seja real, tanto na formação do educando, quanto na valorização do funcionário; aprimorando sua prática na percepção da teoria. Ou seja, teoria e prática como criticas uma da outra.
A disciplina Informática Básica é muito interessante, pois o conteúdo trouxe novos aprendizados e consolidou alguns. Tive dificuldade com as planilhas, embora já tenha feito alguns cursos e no último “Auxiliar Administrativo” do CEPED, aprendemos alguns conceitos básicos do excel para a elaboração de planilhas, no entanto um dos exercícios incluiu formatos que ainda não conhecia e precisei me desdobrar para resolver. Achei legal, pois me esforcei e aprendi algumas coisas novas e percebi que ainda há muito a aprender. Confesso que havia me acomodado com o que já sabia e achava ser suficiente, mas ao tentar solucionar as questões propostas fiquei curiosa com diversas novidades e formas de alinhamento, congelamento da célula e muitos recursos e inserções novas.
A Tabela Dinâmica trouxe novas perspectivas de aprendizado e muita vontade de aprender. Não estou trabalhando em secretaria ainda e talvez não precisasse realmente desse aprofundamento no excel, mas estou gostando muito de brincar com as planilhas e com os dados de alunos. Estou aprendendo muitas coisas novas desde que fiz as planilhas para a tarefa e sei que não é fácil, mas pretendo fazer o curso avançado para melhorar meu desempenho.

A disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino a distancia foi uma espécie de abre alas, um resumo do que esperar do curso a distancia. Desde o início do curso percebi que havia um diferencial quanto aos meus cursos presenciais e que haveria uma mudança de paradigmas. Achei que deveria encarar esse curso apenas como uma introdução, mas percebi ao longo da leitura da apostila, que era bem mais abrangente, que havia conceitos, técnicas e um roteiro a seguir; as problemáticas e discussões foram inspiradoras. Estou encarando esta disciplina como um elo, uma ponte entre o que precisamos obter; um caminho para se chegar à proposta deste curso. Aqui aprendemos quais são e como manejar as ferramentas do EaD.
 Foi interessante conhecer a história e a evolução do EaD e perceber que as tecnologias são bem mais antigas do que imaginava e que elas estão tão presentes no meu dia a dia. Foi bom saber que muitos cursos eram oferecidos através do rádio antes da invenção da tv e do computador, isso tudo foi novidade para mim.
Marshall Mc Luhan ao definir as ferramentas, às coloca como se fossem uma extensão do ser humano e considera que ao construí-las, o homem se torna parte delas, que acabam, de certo modo, construindo o homem. O EaD traz o conteúdo e o professor apresenta questões, vídeos, apostilas, etc, mas não recebemos algo pronto, construímos o conhecimento através do que nos é disponibilizado e à medida que construímos o conhecimento, vamos sendo construídos por ele.
Minhas principais dificuldades talvez sejam a concentração e a memória, mas esse é um desafio que poderá ser vencido, com as técnicas e métodos de concentração e memorização. Desconheço a rotina da secretaria, mas estou inserida na vida escolar, desde que aderi aos projetos de artes e ao curso de pedagogia. Não estou familiarizada com essas atribuições, mas estou certa de que os conhecimentos e técnicas deste curso podem me inserir nessa rotina e me capacitar para exercer bem as funções que me forem confiadas.
O EaD é imprescindível para a Educação, na inclusão e capacitação do jovem e do adulto, mas a valorização desta realidade que é novidade no brasil, já vem sendo praticada mundialmente há anos. Antes tarde do que nunca!
O Direito realmente foi interessante, devido o pouco conhecimento que temos de nossos direitos e aprendemos que o Direito surge dos conflitos de interesses, de acordos e regras coercitivas que harmonizam a vida em sociedade formando um conjunto de normas; o que possibilita a socialização e o desenvolvimento dos valores morais, já que o indivíduo ao obedecer a determinadas regras, precisa abrir mão de algum desejo ou abandonar seus hábitos. O paradigma do ser socializável se perpetua na obediência às leis, nas regras sociais e na boa convivência! O Estado é o mediador. Na concepção social do Direito, interesses individuais e coletivos estarão sempre em conflito e as normas, cada qual tem suas regras e especificidades. As normas jurídicas se distinguem das demais regras sociais, por serem coercitivas e passíveis de punição, enquanto outras são bem mais flexíveis. [...]".

           




Nenhum comentário:

Postar um comentário