segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


O que o ser humano precisa para viver melhor consigo e com seus semelhantes? 


O ser humano tem por natureza o desejo de viver em sociedade e esse desejo o torna passível de aprendizado e de adaptação. No entanto é necessário que haja regras e que essas regras sejam cumpridas, facilitando assim uma boa convivência entre as pessoas. O que desestabiliza a sociedade não são as Instituições através das quais o ser humano se insere no mundo, nem as regras, desde que sejam justas. Os organismos de controle também são necessários para que haja justiça e para que a vontade de alguns não prevaleça sobre a vontade de outros. Para que todos tenham acesso a uma vida digna e útil.
O grande vilão da vida em sociedade é a desigualdade; não pode haver uma lei para uns e outra para os outros, portanto, uma parcela da sociedade não pode sobrepujar a outra. Desde que o homem aprendeu a explorar seus semelhantes e prevalecer sobre os animais ele esqueceu sua condição de igualdade; suas fragilidades... E passou a viver a da dominação, do ter a qualquer preço e da má gestão dos recursos. O que gera a fúria e o consumismo desenfreado é o desejo de ter o que não precisa, de acumular bens, de ostentar ser o que não é. O capitalismo sem a devida educação levou o ser humano a se sentir superior aos que possuem menos recursos que ele e a desvalorizar as funções mais simples, que, no entanto, são tão necessárias quanto as outras.
O problema desse homem é que um dia acorda e descobre que não é diferente dos demais e que ao morrer, nada do que acumulou pode impedir o seu destino final ou comprar-lhe uma passagem para um lugar melhor. A inversão de valores é o que corrompe o homem e o torna tão insensível e tão irracional. O ensino de valores reais desde a infância... Regras justas, leis abrangentes e uma sociedade mais igualitária... É disso que o ser humano necessita desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário